sábado, 6 de março de 2010

BARBÁRIE


Usando as frases famosas de um comercial de cartão de crédito:
Assistir um jogo de futebol na Arena Barueri, meia entrada R$ 15,00;
Assistir um jogo do Corinthians em Barueri R$ 80,20;
Assistir um jogo do Timão com as filhas, não tem preço (Obrigado senhor por serem corintianas rs..rs..).
Quanta felicidade, ver um sorriso, uma alegria, uma lágrima de emoção de uma filha por estar pela primeira vez em um estádio de futebol, o jogo não foi bom, um dos piores que já assisti,porém o pouco de futebol que jogaram e o SHOW! da torcida valeram o ingresso.
O grito da torcida, o canto, a coreografia, o incentivo mesmo nas horas em que o timão estava sendo atacado, fazem qualquer um se emocionar com tanta capacidade de coordenação, sincronismo e superação.
Foi uma tarde inesquecível, apesar do placar ( 0 a 0), voltamos para casa e acompanhei os jogos de domingo pela televisão, na segunda pela manhã assistindo o jornal antes de sair para trabalhar, uma reportagem assustadora, em um posto de gasolina na rodovia dos Bandeirantes em Jundiaí (minha cidade) á 60 Km de São Paulo onde foi realizado o jogo, torcidas uniformizadas do São Paulo e do Palmeiras entraram em confronto, houve tiros e morte!
Penso rapidamente no dia de sábado eu em um estádio com minha família e fico muito preocupado com tudo isto, um comentarista do jornal diz que não se pode dizer que é uma BARBÁRIE, pois o conceito de barbárie vem da palavra grega bárbaros e referia-se a todos os que não falassem grego.
Os gregos retratavam-se como se vivessem no centro do mundo e todos os outros na periferia geográfica e cultural, após o triunfo grego nas guerras persas, todos os bárbaros passaram a ser encarados como inferiores, portanto dizer que o ocorrido foi uma BARBÁRIE, estariamos desclassificando os bárbaros, isto foi uma atitude de selvageria, falta de caráter e responsabilidade, alí estavam outras pessoas, famílias e crianças que não tinham nada a ver com a rivalidade das torcidas organizadas.
Seremos sede da copa do mundo em 2014, mas com atitudes de irresponsáveis e nem posso dizer que são animais, porque os animais somente matam pela cadeia alimentar e não por rancor, ódio e idiotice, poderemos até ser punidos e perder este evento por aqui, não se esqueçam da ultima rodada do campeonato brasileiro em Curitiba.
Abraços e até a próxima,
Escrito por Romildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário