sábado, 3 de abril de 2010

ESTOURO DE JUDAS EM ITU

Esta tradição do estouro de Judas em Itu, interior de São Paulo, iniciou-se em 1931, com o sr. Zico Gandra que fez o seu primeiro judas queimado com querosene, paralelamente ao boneco oficial que se queimava na praça Miguel, em 1938, ele assumiu o cargo de responsável pelo evento, dando continuidade até 2003, sempre inovando e aprimorando o sistema de confecção do Judas.
Zico Gandra é portanto o grande nome lembrado pelos ituanos ao falar sobre o estouro do Judas, pela idade avançada ele não fabrica mais os fogos, mas o nome vai á frente de sua equipe, que aprendeu com ele a confecção das bombas e leva esta tradição, conforme ele fazia.
Confesso que inúmeras vezes fui prestigiar este evento e fiquei muito emocionado em ver meu pai e minha mãe acompanhando com lágrimas nos olhos relembrando os tempos em que assistiam este evento quando eram mais jovens.
Seu Zico não está mais á frente do evento, mas a lição de simplicidade e sabedoria que nos ensinou nos mostra que muitas vezes a faculdade da vida tem muito a nos ensinar na nossa formação acadêmica, que não encontramos nas melhores faculdades.
Para aqueles que nunca viram e pretendem acompanhar um evento de tradição do interior em momentos de páscoa (renascimento e ressurreição de Cristo) recomendo, todo domingo de Páscoa ao meio dia na praça central de Itu.

Escrito por Romildo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário