domingo, 17 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO


Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade.
Vou mencionar aqui Licurgo de Esparta lendário legislador de Esparta (Município da Grécia nas margens do rio Eurotas), que viveu aproximadamente entre o século V e VIII A.C. não importa a época mas sim o que ele nos passou sobre a educação, nesta época A.C. ele se importou com uma lei que determinava a educação dos jovens na cidade de Esparta á partir de 7 anos de idade.
Foi convidado para fazer uma palestra na época e pediu 6 meses para preparar o que causou muita surpresa por ser Licurgo o mestre da educação, mas seis meses após ele realizou a palestra, entrou no palco com quatro gaiolas, em duas um cachorro em cada e nas outras duas um coelho em cada, iniciou a palestra falando sobre educação e que iria dar uma demostração pratica sobre isto, solicitou que o seu assistente soltasse o primeiro coelho e logo em seguida soltasse o primeiro cachorro, o cão pelo seu instinto partiu atrás do coelho até pegá-lo e devorá-lo inteiro na frente do público que ficou estarrecido com a cena, em seguida pediu que soltasse o segundo coelho e depois o segundo cão, o cão partiu atrás do coelho que saltava muito, o público ficou em silêncio muitos viraram o rosto para não ver novamente a cena anterior, o cão se aproxima do coelho e com a pata derruba o coelho que cai e fica parado de costas no chão o cão se aproxima e deita ao lado também de costas e começa a lamber o coelho em um tom de brincadeira e amizade.
Licurgo então expilca o que é a educação o último cão e coelho haviam sido educados (treinados juntos) e isto faz a diferença.

Escrito por Romildo
Fonte: wikipédia.

Um comentário: